terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PEDRO PAULO DE SENA MADUREIRA E RENATA JUNQUEIRA AZEVEDO DISCUTEM ARTE E MERCADO ESTA SEMANA NO CICLO DE DEBATES COMO NASCE UMA OBRA-PRIMA

Pedro Paulo de Sena Madureira

O curador do evento Claudio Nigro recebe nesta terça-feira, 7,  o editor Pedro Paulo de Sena Madureira para discutir Arte, Copyright e Mercado. O editor tem exercido influência importante na cultura brasileira desde os anos 1960, sobretudo no meio editorial. Trabalhou com Antonio Houaiss e também com Carlos Lacerda, na Editora Nova Fronteira. Criou, com a família Siciliano, o grupo editorial do mesmo nome. Publicou dois livros de poesia (Devastação, Imago, 1976; Rumor de Facas, Companhia das Letras, 1989). Desde seu primeiro trabalho como editor da Nova Fronteira, contratado pelo “Doutor Carlos” (Lacerda) em pessoa, até suas últimas investidas na editora Girafa e mesmo sua participação nos polêmicos eventos da Brasil Connects, Pedro Paulo passa pela descoberta de Lya Luft (hoje, best-seller), pela antecipação de Umberto Eco como romancista (antes aqui do que na Itália), pela consagração de Danusa em matéria de etiqueta (uma Glorinha Kalil avant la lettre) – entre outros sucessos. Sem contar sua vivência, literária em muitos sentidos, sempre cercado por escritores (alguns dos maiores do Brasil de sua época), em meio a uma ascendência francesa (e baiana), o que lhe conferiu uma memória proustiana e um verdadeiro dom para a conversação. 

Renata Junqueira Azevedo
Na quarta-feira, 8, é a vez da diretora do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE) Renata Junqueira Azevedo. Curadora de importantes exposições e mostras, Renata conversa com Nigro sobre as transformações do mercado artístico do renascimento ao consumismo. Sobre a ditadura do pós-modernismo e sobre as dificuldades que os artistas contemporâneos temem enfrentar o gosto dominante de um mercado impositivo.


Participações muitos especiais da semana: Ivald Granato, Fernanda Young, Maurizio Mancioli, Ricardo Cardoso, Clovys Torres, Davi de Lacerda, Gal Oppido, Paulo Von Poser. Luiz Bueno, Carlos Rezende e Laurie Anderson (em vídeo exclusivo).

O que é uma obra prima? Ou melhor: qual a diferença entre um livro de Clarice Lispector e outro de Paulo Coelho? Em que período histórico cultural estamos atualmente? Qual o segredo da Mona Lisa? Essa e outras questões serão discutidas ao vivo por quem pensa e faz arte hoje no mundo. Todas as linguagens criativas e todas a classe artística estão convidadas.

Como Nasce uma Obra-Prima

09 de novembro a 08 de dezembro de 2010
Terças e quartas, 19h
Entrada Franca - As inscrições para assistir a todos os debates podem ser feitas pelo telefone (11) 3113-3649. Os não inscritos devem retirar senha no local com uma hora de antecedência.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações (11) 3113-3651 /3113-3652

 

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física//Ar-condicionado

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
Informações: (11) 3256-8935
Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada






Nenhum comentário:

Postar um comentário