sábado, 4 de dezembro de 2010

ARTE, LOUCURA E POÉTICA MARCARAM A PENÚLTIMA SEMANA DO CICLO DE DEBATES "COMO NASCE UMA OBRA-PRIMA"

Claudio Nigro fala sobre Buñuel (foto: Lika Keunecke)

Mais duas noites de discussões calorosas tomaram o Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo. O tema “Arte, Poética e Loucura” tomou conta do ciclo de debates Como Nasce Uma Obra-Prima em sua penúltima semana. O curador do evento, Claudio Nigro, conversou com seus convidados muito especiais sobre a íntima relação entre neurose e poética, sobre a lama inquieta do artista e sobre a dificuldade deste ultimo em aceitar o universo que talvez motive a criação de um novo universo em resposta. Foram comentados célebres casos clínicos, como o do pintor americano recentemente descoberto Darger e o genial Woelfli, preso durante a maior parte de sua vida adulta em um manicômio. A “art brute”, ou seja, aquela que acontece independentemente da academia e da história da arte oficial, também esteve na pauta da semana. O poeta, filósofo e letrista Antonio Cicero teve dois de seus poemas declamados e o público também pôde assistir a exibição do curta metragem "O bicho geográfico", do artista plástico Caetano Dias.

Veja abaixo as fotos das duas noites de debate:

Antonio Cicero (Foto: Lica Keunecke)

A psicanalista Giovanna Bartucci (Foto: Lica Keunecke)
O artista plástico Caetano Dias (Foto: Lica Keunecke)

Um grupo de intelectuais internacionais e brasileiros e uma série de artistas de todas as áreas falam da diferença entre o uma obra de arte comum e uma obra que muda o olhar do homem sobre o mundo. Esse é fio condutor de um evento que quer discutir as mais importantes questões ligadas à arte no Brasil e no Mundo hoje. Copyright, mercado, poética, o século XX, o pós-modernismo, a identidade cultural do Brasil etc. Um convite  que se estende à classe artística na sua totalidade e a todos que amam as sete artes e a comunicação.
A atriz Tuna Dwek (Foto: Lica Keunecke)

Como Nasce uma Obra-Prima

09 de novembro a 08 de dezembro de 2010
Terças e quartas, 19h
Entrada Franca - As inscrições para assistir a todos os debates podem ser feitas pelo telefone (11) 3113-3649. Os não inscritos devem retirar senha no local com uma hora de antecedência.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações (11) 3113-3651 /3113-3652


O diretor de teatro Ivan Feijó (Foto: Lica Keunecke)



Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física//Ar-condicionado

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
Informações: (11) 3256-8935. Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.







O diretor de teatro Antonio Rocco (Foto: Lica Keunecke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário