domingo, 28 de novembro de 2010

ARTE, INFLUÊNCIA E IDENTIDADES CULTURAIS BRASILEIRAS: TERCEIRA SEMANA DE DEBATES REÚNE IMPORTANTES NOMES DO CENÁRIO ARTÍSTICO BRASILEIRO

Claudio Nigro (Foto: Lica Keunecke)

Representantes de diferentes áreas culturais compareceram ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo para participar do ciclo de debates Como Nasce uma Obra-Prima. Na terça, 23, e na quarta-feira, 24, o curador do evento Claudio Nigro recebeu a historiadora e professora da USP, Silvia Meira; o artista plástico, cineasta e fotógrafo Arthur Omar; a cantora Zanna; a escultora e artista Denise Milan; o diretor de teatro Ilo Krugli; o filósofo Gabriel Federicci; o ator Nilton Bicudo e o jornalista e dramaturgo Otavio Frias Filho.

Otavio Frias Filho (Foto: Lica Keunecke)

A influência de outros artistas na obra de seus sucessores, as teorias ligadas ao mesmo tema do critico literário americano Harold Bloom, o conceito de originalidade nascido em época romântica, sobre a natureza profunda do romantismo europeu, o plágio e artistas fortes, que  venceram o complexo de Édipo artístico com seus “pais” criativos e estabeleceram um novo jogo de influências dentro da história. Estes foram os temas que nortearam as duas noites.

Na quarta-feira, Nigro fez uma apresentação tendo como linha principal a “Divina Comédia” de Dante Alighieri, mas sua fala também teve espaço para William Shakespeare, Clarice Lispector, Fellini e Woody Allen, entre outros artistas. Em seguida, ele cedeu a palavra a Otavio Frias Filho, que fez um breve relato tendo como base a obra “A Angústia da Influência”, de Harold Bloom. Na sequência, a historiadora Silvia Meira analisou os diversos aspectos contidos na arte produzida no Brasil e as influências vindas da Europa.

Silvia Meira (Foto: Lica Keunecke)

Um grupo de intelectuais internacionais e brasileiros e uma série de artistas de todas as áreas falam da diferença entre o uma obra de arte comum e uma obra que muda o olhar do homem sobre o mundo. Esse é fio condutor de um evento que quer discutir as mais importantes questões ligadas à arte no Brasil e no Mundo hoje. Copyright, mercado, poética, o século XX, o pós-modernismo, a identidade cultural do Brasil etc. Um convite  que se estende à classe artística na sua totalidade e a todos que amam as sete artes e a comunicação.


Todas as linguagens criativas e toda a classe artística estão convidadas! 
 




Ilo Krugli (Foto: Lica Keunecke)
Como Nasce uma Obra-Prima

09 de novembro a 08 de dezembro de 2010
Terças e quartas, 19h
Entrada Franca - As inscrições para assistir a todos os debates podem ser feitas pelo telefone (11) 3113-3649. Os não inscritos devem retirar senha no local com uma hora de antecedência.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações (11) 3113-3651 /3113-3652

 

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física//Ar-condicionado

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
Informações: (11) 3256-8935
Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada


Denise Milan (Foto: Lica Keunecke)


Nenhum comentário:

Postar um comentário