terça-feira, 16 de novembro de 2010

CLAUDIO NIGRO E RICARDO DE MAMBRO SANTOS FALAM HOJE E AMANHÃ SOBRE ARTE E LINGUAGEM

Dando continuidade ao ciclo de debates Como Nasce uma Obra-Prima, o professor de história da Arte Ricardo de Mambro Santos (foto) e o curador do evento Claudio Nigro falarão sobre Arte e Linguagem nestas terça e quarta-feiras, 16 e 17 de novembro, a partir das 19 horas. O domínio da técnica, a transmissão da emoção através da linguagem, o transe criativo e a "relação com as musas" são os assuntos que estarão na pauta desta semana, que conta com as participações do Duofel, Paulo von Poser, Sergio Roveri, José Possi Neto e Daniel Peixoto.  

Mambro Santos é professor de História da Arte na Willamette University, no estado do Oregon, EUA. Formado em 1996 pela Universitá di Roma, com doutorado pela Università di Bologna e pós-doutorado  pelo Instituto Italiano di Scienze Umane. Especialista no período da renascença na Europa e especificamente na Itália, lecionou por 12 anos na Universidade de Roma sobre literatura e cultura visual desse período. Também lecionou sobre a atividade de pintores europeus na China e Índia do sec. XVI ao XVIII. Suas principais publicações são dedicadas à análise de tratados da Renascença Européia sobre arte, principalmente de escritos de Giorgio Vasari e Karel Van Mandel. Participou da organização de uma importante mostra, Dove il Sì Suona, realizada em 2002 na Galleria degli Uffizi, em Florença, como curador da secção intitulada “The Fortune of Italian Art Literature”, a qual apresentou pinturas, gravuras e livros da Renascença durante o sec. XVII.

O que é uma obra prima? Ou melhor: qual a diferença entre um livro de Clarice Lispector e outro de Paulo Coelho? Em que período histórico cultural estamos atualmente? Qual o segredo da Mona Lisa? Essa e outras questões serão discutidas ao vivo por quem pensa e faz arte hoje no mundo. Todas as linguagens criativas e todas a classe artística estão convidadas.

Como Nasce uma Obra-Prima
09 de novembro a 08 de dezembro de 2010
Terças e quartas, 19h
Entrada Franca - As inscrições para assistir a todos os debates podem ser feitas pelo telefone (11) 3113-3649. Os não inscritos devem retirar senha no local com uma hora de antecedência.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações (11) 3113-3651 /3113-3652

www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp


Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física//Ar-condicionado

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
Informações: (11) 3256-8935. Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário