sábado, 6 de novembro de 2010

MARIA GIOVANNA MUSSO CHEGA A SÃO PAULO

A socióloga italiana Maria Giovanna Musso chegou a São Paulo na manhã de sexta-feira, 5 de novembro. "Estou feliz em participar de Como Nasce uma Obra-Prima, uma manifestação idealizada por Claudio Nigro, um artista e pensador que considero genial. E mais ainda, estou feliz de fazer isso no Brasil, um país que por si só já é uma obra-prima em termos de beleza natural, de energia criativa e de vocação para a felicidade: um país com o qual o mundo inteiro  tem muito a aprender", disse Giovanna ao chegar. Ela participará das duas primeiras mesas de debates cujo tema será Talento e Vocação / Arte, Tempo e Sociedade. Com uma linguagem clara e direta,  ela e  o curador do evento Claudio Nigro comentam o universo criativo e a sua relação com o contexto histórico-social, sobre a natureza do tempo, o conceito de sintaxe, e a velocidade da linguagem artística contemporânea, entre outros temas. Nessas duas primeiras noites, o evento disponibilizará tradução simultânea para os espectadores.

Nascida na Sicília, Itália, Giovanna viveu e estudou entre Palermo, Roma, Pisa e Paris. Possui pós-doutorado em Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais na Universidade “La Sapienza” de Roma., onde ensina Sociologia da Mutação Social e Sociologia da Arte e da Cultura. Foi e continua sendo idealizadora e curadora de inúmeros eventos, manifestações e conferências culturais na Itália e no exterior. Ocupa-se atualmente em estudar a experiência estética e a análise das transformações da identidade e das relações sociais na civilização global. Conduziu estudos e pesquisas sobre sistemas complexos, desenvolvimento e globalização e relação entre ciência, arte e tecnologia. Publicou diversos artigos e ensaios no campo da Epistemologia da Complexidade e da Análise da mutação social. Obras publicadas:  La trave nell’occhio. Mito e scienza dello sviluppo (2005); - Il Sistema e l’osservattore. Itinerari di sociologia della complessità (2008); Legame sociale, legame globale (2008).

O que é uma obra-prima? Ou melhor: qual a diferença entre um livro de Clarice Lispector e outro de Paulo Coelho? Em que período histórico-cultural estamos atualmente? Qual o segredo da "Mona Lisa"? Essa e outras questões serão discutidas ao vivo por quem pensa e faz arte hoje no mundo num imperdível ciclo de debates no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.


Como Nasce uma Obra-Prima
09 de novembro a 08 de dezembro de 2010
Terças e quartas, 19h
Entrada Franca - As inscrições para assistir a todos os debates podem ser feitas pelo telefone (11) 3113-3649. Os não inscritos devem retirar senha no local com uma hora de antecedência.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações (11) 3113-3651 /3113-3652

www.bb.com.br/cultura

www.twitter.com/ccbb_sp

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física//Ar-condicionado

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
Informações: (11) 3256-8935
Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário